IMP

O instituto Maria da Penha

Fundado em 2009, com sede em Fortaleza e representação em Recife, o Instituto Maria da Penha (IMP) é uma organização não governamental sem fins lucrativos.

O seu surgimento está diretamente ligado à história de vida de Maria da Penha, que se tornou um símbolo de luta no combate à violência doméstica contra a mulher.

Só para lembrar: a Lei n. 11.340/2006 leva o nome de Maria da Penha como uma forma de reparação simbólica depois de tantos anos de omissão do Estado brasileiro e de impunidade do seu agressor. Ela também representa o acesso à justiça e foi criada para garantir os direitos de milhares de mulheres vítimas de violência no País.

E o papel do Instituto Maria da Penha nesse contexto é estimular e contribuir para a aplicação integral da lei, bem como monitorar a implementação e o desenvolvimento das melhores práticas e políticas públicas para o seu cumprimento, promovendo a construção de uma sociedade sem violência doméstica e familiar contra a mulher.

Além disso, como uma entidade disposta a apoiar a sociedade nas questões de gênero, o instituto também atua para:

  • Promover e apoiar ações sociais que elevem o nível de qualidade da vida física, emocional e intelectual das mulheres.
  • Contribuir para diminuir as ações de indiferença, banalização e omissão nas questões de gênero, as quais reforçam a cultura da violência contra a mulher.
  • Desenvolver um trabalho estratégico de conscientização sobre os conceitos ligados à cultura de gênero e violência sexista, bem como incentivar o debate para promoção de investimento social capaz de garantir os direitos de cidadania, justiça, trabalho, emprego e geração de renda da mulher e da família.
Visão

O Instituto Maria da Penha tem como objetivo contribuir e fortalecer mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, conforme o
art. 1º da Lei n. 11.340/2006. Para isso, contamos com o apoio da sociedade civil organizada e de instituições comprometidas com o seu papel de transformador social.

Missão

Enfrentar, por meio de mecanismos de conscientização e empoderamento, a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Valores
  • Ética
  • Justiça
  • Honestidade
  • Solidariedade
  • Comprometimento
  • Transparência
  • Despreconceito

Quem faz parte dessa história

A gente também tem uma rede de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher aqui no IMP. São muitas pessoas engajadas, que acreditam no poder da informação e se dedicam diariamente para multiplicar a luta por uma sociedade mais justa, sem discriminação ou violência.

Maria da Penha
Fundadora e presidente vitalícia

Conceição de Maria
Cofundadora e superintendente-geral

ceci@institutomariadapenha.org.br

Gléucia Muniz
Secretária

atendimento@institutomariadapenha.org.br

Diretoria Executiva

Mandato 2018-2022

Regina Célia Almeida Silva Barbosa
Cofundadora e vice-presidente

Daniel Luís Lima Pereira
Cofundador e tesoureiro

Viviane Fernandes Lima
Cofundadora e secretária-geral

Conselho Fiscal

Mandato 2018-2022

Titular: Oneide Braga de Carvalho
Suplente: Clodomir Santa Cruz de Carvalho Filho

Titular: Valéria Maia Fernandes
Suplente: Luzia Antunes de Araujo Skellie

Titular: Ronaldo Castro Aguiar
Suplente: Maria de Nasaré Oliveira Jucá

Quer ser um parceiro do IMP?

Ao longo desses anos, muitas parcerias vêm ajudando o Instituto Maria da Penha, seja por financiamentos ou apoio técnico, a tornar os nossos projetos uma realidade.

Envie um e-mail para:
atendimento@institutomariadapenha.org.br

E faça parte da nossa rede de enfretamento à violência contra a mulher.

CONHEÇA OS NOSSOS PARCEIROS INSTITUCIONAIS

A Central de Atendimento à Mulher é um serviço criado para o combate à violência contra a mulher e oferece três tipos de atendimento: registros de denúncias, orientações para vítimas de violência e informações sobre leis e campanhas.

Não se cale, denuncie.